Política de Qualidade

Em laboratório de patologia clínica, a garantia da qualidade é alcançada tendo-se total e absoluto controle sobre todas as etapas do processo, o qual pode ser denominado de realizar exame, que compreende as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.

No Laboratório MultiLab, a gestão da qualidade, por sua vez, abrange as ações utilizadas para produzir, dirigir e controlar essa qualidade, incluindo a determinação de uma política e de objetivos da qualidade, com o uso de indicadores e metas. Para garantir a qualidade dos resultados liberados pelo MultiLab, o Laboratório cumpre as exigências da legislação brasileira publicadas na Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - RDC Nº 512, de 27 de maio de 2021, que dispõe sobre as Boas Práticas para Laboratórios de Controle de Qualidade.

A garantia da qualidade de todas as fases é resultado da implementação procedimentos operacionais padrões (POP) de cada uma das atividades envolvidas, desde o atendimento para processamento por meio de requisição feita pelo pesquisador até a liberação do laudo. Com isso, pode-se alcançar a qualidade que se almeja e, com a gestão da qualidade, garanti-la.

Além disso, todas essas atividades no Laboratório MultiLab são documentadas por meio de registros ou de instruções de trabalho, permanecendo arquivadas na unidade laboratorial e que se encontram acessíveis a equipe envolvida nas atividades.